Histórico do Incas

| domingo, 20 de março de 2011
Instituto Casa Santa, também designado pela sigla INCAS, foi constituído pelo médico Dr. Apolo Sérgio Costa Gazel no dia 13 de maio de 2001 como entidade civil sem fins lucrativos, com o intuito de promover a saúde física e mental Integrada ao meio ambiente.
Com sede na divisão administrativa do município de Betim, a regional Citrolândia foi apontada como área de risco social em 2005, essa constatação  encontrou suporte na percepção de pessoas envolvidas no trabalho do Instituto em buscar um novo foco de atuação que melhor atendesse às demandas dessa comunidade. Assim, foi reformulada sua estrutura em concordância com a Lei Orgânica de Assistência Social n° 8742.93.

Em janeiro de 2007, o Instituto Casa Santa assumiu como postura a gestão intersetorial. A iniciativa promoveu a interlocução com o poder público, organizações sociais, empresas e cidadãos com o objetivo de trabalhar em rede na promoção de práticas de desenvolvimento humano fortalecendo o envolvimento da comunidade nos processos de transformação social.

O novo modelo de gestão possibilitou a abertura de fontes de financiamento que vem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessa comunidade.

O marco institucional, nessa nova fase, foi o alcance do Título de Utilidade Pública, a inscrição da entidade no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Betim (CMDCA) e no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

O marco social destaca em 2007 a implantação de atividades voltadas para garantia dos direitos da criança e do adolescente través do atendimento sócioeducativo, do acompanhamento sociofamiliar, e do fortalecimento da rede de proteção da Criança e do adolescente.  Em 2008 o fomento à economia solidária junto a grupos produtivos. E em 2009 a oferta de curso profissionalizante para adultos desempregados e candidatos ao primeiro emprego.

0 comentários:

 

Copyright © 2010 Instituto Casa Santa - Blog